Se a cidade estiver em paz, os negócios prosperam...
*Agradecimentos a Tioxavierpedro pela imagem de capa.
Se você visitou a cidade na semana passada deve ter notado o aviso: tem notícias fresquinhas na
The News Habbo Times todo dia, opiniões e críticas também são destaques. Hoje
vamos apresentar críticas sobre a nossa mais recente campanha oficial: Cantina
288-A: Um Delito Saboroso!
Notas da campanha
Perguntamos na enquete qual a sua nota para o conjunto de emblemas da
campanha (de 1 a 5). A média foi a seguinte:
Perguntamos também o que você achou da escolha dos emblemas em relação
ao tema (de 1 a 5). A média foi a seguinte:
Um emblema da campanha foi disponibilizado em uma competição de "culinária",
pelo menos em foto. Você deveria avaliar a competição de 1 a 5:
Também pedimos uma nota para os jogos da campanha, essa foi a média geral:
Apresentar a notícia oficial da campanha apenas com texto não é nada legal,
a nossa notícia contou com uma série de artes inéditas feitas pela
Miguellah. Você deveria dar uma nota de 1 a 5 as artes apresentadas, a média
geral foi a seguinte:
E por último, mas não menos importante, o que você achou da construção dos
quartos no geral? Você deveria dar uma nota de 1 a 5, a média geral foi a
seguinte:
Quartos & agradecimentos
Clique na imagem abaixo para conferir um álbum com os quartos criados
para campanha.
A campanha foi produzida pelos promotores oficiais Miguellah - Rhobert.junior. - Guiguest - :Goldboy. - _Gnomus_ -
Fhurby e ajudantes oficiais Sarcasm. - Wiuc - Awocado - pro.ander.
Sem eles nada disso seria possível, isso desde a ideia inicial da
campanha até a execução em jogos, quartos e até mesmo na criação/escolha
dos emblemas que agora estão no seu inventário!
Artes da campanha por Miguellah
Opiniões da comunidade
QUARTOS
Ao longo da semana você teve a oportunidade de conhecer a linha de
restaurantes 5 estrelas da família Costello. Você pode conferir os quartos
disponibilizados na campanha com seus respectivos criadores logo abaixo:
Recebemos alguns críticas e elogios sobre eles. Vamos exibir algumas aqui:
sala de premiação pelo app unity não aparecia os teles rúnicos para usar
*Ao longo da semana identificamos alguns problemas no app mobile (novo e
antigo) em relação aos teles "não aparecerem", não apenas na sala de
premiação. Assim que foi identificado tal problema tentamos resolver.*
JOGOS
Lançamos jogos que envolviam paciência, estratégia, uma pitada de sorte e
bastante habilidade com o mouse... e antes tarde do que nunca foi liberado.
Sim: estamos descrevendo os jogos da campanha!
Confira algumas críticas sobre os jogos e que a #NewsMostra:
Os jogos em si foram muito legais, estavam acessíveis no meu ponto de vista, e combinaram com a temática.
A única "reclamação" que eu tenho para fazer é com relação ao último
jogo. Na real, ele nem é tãooo difícil - mais ou menos. O problema MESMO
é que ele foi disponibilizado como o último jogo e, por sua
complexidade, torna difícil de treinar para pegá-lo em tão pouco tempo,
ainda mais com a quantidade de pessoas na fila. [...]
Eu acho que os jogos mais difíceis deviam ser os primeiros, por que
muita gente não tem muita habilidade e não se interessa por ter e sim
por adquirir o emblema facilmente. (Eles pegam habilidade só depois de
muito treino)
A abertura dos jogos deveriam ser liberados todos de uma vez, ainda mais
quando for um jogo meio medio/difícil na segunda feira - me refiro ao
jogo do banco.
Sobre dificuldade, somente no jogo que tinha que apertar a alavanca
inúmeras vezes, por ser mobile tive um pouco de dificuldade.
*Negaria servir um prato para Malu?*
COMPETIÇÃO
A campanha fez muitos usuários botarem a mão na massa, ou pelo menos mostrar
que as comidas do Habbo podem ser bem reais fora dele! Confira algumas
críticas sobre a competição:
A competição foi super original. Ideia extraordinária, mt atrativa,
diferente e principalmente divertida de fazer.
Achei inovadora e legal, porém pouco inclusiva, imagino que tenha
poucas participações por ser algo que vc precise fazer na real
achei diferente, porém frustrante pela variedade de mobis/comidas que o
Hotel disponibiliza acabou que ficou muito limitado a ideias
*E sim: estamos curiosos para saber o que vocês enviaram e prepararam no
mundo real para essa competição!*
CRÍTICAS EM GERAL
Satisfeito com os emblemas? Nem todo mundo! A paleta de cores teve uma
certa sintonia, mas isso não foi o suficiente para agradar a maioria.
Tivemos emblemas que envolveram comida, cozinha e clássicos do mundo dos
RPG.
Não podemos esquecer do emblema da mais famosa figura da família
Costello, o Salvatore Costello que foi o personagem principal da
campanha!
Ficamos felizes ao ver um, dois ou até mesmo três emblemas da campanha
estão sendo utilizados em seu perfil, ou até mesmo eternizados em
mostruários de emblemas e pronto para entrar em museu como lembrança!
Essas foi uma das críticas recebidas com relação aos emblemas:
Em relação aos jogos, sabemos que aconteceram bugs, tentamos corrigir e até
mesmo ficar de olho nos quartos para tentar não estragar a sua experiência
ao tentar conquistar os emblemas. O último jogo foi liberado tarde demais,
porém facilitado devido aos fatos. Essas foram algumas sugestões recebidas
em relação aos jogos:
A sugestão é iniciaram os jogos numa quarta-feira à noite, num horário
razoável para quem joga em Portugal, e abrirem o último jogo (caso sejam
5 jogos) no domingo à noite. No caso de ter um jogo um pouco mais
difícil que os restantes, seria conveniente abrirem esse jogo até no
máximo sexta-feira à noite.
*Exemplo do que representa o Brasil dentro do Habbo? As filas de rollers
completamente cheias, isso é a parte mais chata quando envolve um jogo
difícil (principalmente quando a gente vai fazer tutorial!)*
CRÍTICAS
A matéria vai chegando ao fim, mas queremos deixar claro que opiniões e
críticas construtivas são sempre bem-vindas, tanto em nosso fã site, no
Twitter @HabboNews_k e até mesmo pessoalmente com nossa equipe de
promotores! Isso também inclui retirar dúvidas sobre a campanha, não
teremos problema nenhum em responde-las ou encaminha-la para o
responsável.
Essas foram algumas das críticas que recebemos por formulário:
Não achei os emblemas muito atrativos, contudo, mas no geral foi
uma ótima campanha para começar o ano.
Vocês sempre fazem boas campanhas, tipo, pô, eu me lembro que ano
retrasado tinha um Fã Site que botava só competição chaotic evil e
todo mundo perdia tempo de vida tentando pegar emblema, era triste,
me lembrava a época dos emblemas no busão da praça. Obrigado por
interromperem esse ciclo de ódio e tristeza.
achei a ideia boa , porém Mal-executado
ouvir mais opiniões de fora e não somente da equipe as vezes comentamos
de forma construtiva e alguém da equipe toma as dores e não escuta
Em relação a última opinião, queremos deixar claro algumas coisas:
1. Comentários que são críticas sobre nossas campanhas jamais serão
apagados de nosso site, vimos em alguns momentos ao longo da semana alguns
comentários que são considerados "ataques", isso já não é considerado uma
opinião. É através das críticas negativas e construtivas da campanha que damos ouvidos para poder melhorar nossas campanhas, não se deve comparar gosto pessoal com qualidade da equipe e do artista, todos nós temos gostos e personalidades diferente da forma que enxergamos as coisas, se X pessoas não gostou, tem outras Y que gostaram e assim é o ciclo, o que não pode te agradar agora, agrada outros grupos e o que não agrada os outros na próxima, pode te agradar.
Todas opiniões e críticas são bem vindas, mas a partir do momento em que uma crítica se torna alvo de ataques, desmerecimento do trabalho da equipe, ofensas e ódio, ela é simplesmente moderada aqui dentro e descartada, o respeito é a raiz da disciplina, noção da dignidade e carater em primeiro lugar.
2. Encaminhamos todas respostas do formulário para o Team Leader de
promotoria Rhobert.junior, infelizmente não conseguimos colocar tudo que
foi citado no formulário por aqui.
Sugestões de campanhas, possíveis "bugs visuais" que atrapalharam a sua
experiência em algum momento (no mobile) ou até mesmo detalhes que podem
ser melhorados em futuras campanhas são algumas das pautas não citadas na
matéria.
*A Malu sempre fazendo pose para as fotos, não perde tempo!*
Sabatina com os promotores
Ficamos devendo as respostas de uma pequena "sabatina" com nossos
promotores oficiais, as perguntaram foram sobre diversos sobre assuntos:
como é trabalhar nos bastidores na criação da campanha, como é lidar com
as criticas e até mesmo responder se pode ou não pode fazer emblema de séries e
filmes dentro do Habbo. Confira o que eles responderam logo abaixo:
*Perguntadas relativas a nossa campanha anterior: Temporada
Esportiva.
Perguntas para Miguellah
Conta pra gente como é uma vida de promotora, como é seu tempo e trabalho?
Costumo dizer que é uma vida de sustos, susto com os prazos de entregas de artes, sustos com as temáticas, susto como surtos criativos. Em relação ao tempo, tento sempre aproveitar momentos de meu tempo livre para dedicar as produções de conteúdo que a News demanda.
Apesar do misto de caos e correria que foi produzir artes para 10 campanhas oficiais pela News (contando com as campanhas conjuntas que representei a News), foi uma experiência ótima, pude evoluir bastante meu trabalho e ter uma vitrine imensa para o expor.
Além de grande artista - diga-se de passagem, qual seus hobbies quando nao esta cuidando das artes da News ou fazendo emblemas para enviar pra Morgana? Beijo do ursão aqui 😗
o mundinho de pixels? Ficar caçando visuais baratos kkkkkk. A vida de pixel artista não tem luxo não. No entanto fora do hotel, também sou uma pessoa bastante ligada em arte, no momento meus "hobbies" que estão em alta são cantar e produzir gravuras.
Rapidez e profissionalismo no que se propõe além de inovação somada a um ideal de agradar a comunidade.
Puts é um caos, sou uma pessoa da lógica de que "MAIS É MAIS" e por isso preciso pesquisar referencias, pensar em ideias, repensar essas ideais e pensar ainda mais uma vez a ideia de cada uma das artes que irá compor uma campanha, para que assim as ideias fiquem mais claras e limpas para que quando eu inicie a produção das mesmas o processo seja mais linear e menos caótico. A questão do tempo é bastante ligada a complexidade das artes que irei me propor a produzir, quanto mais complexo o projeto, mais horas serão dedicadas a ele, mas a nível de exemplo, já tiveram logos que gastei cerca de 10h as produzindo, e emblemas que já gastei 3h.
Sinto que hoje colocar isso como um objetivo seria algo irreal, no entanto mais a frente de acordo com minha evolução e oportunidades que possam vir a surgir, porque não?! Seria uma experiência incrível, e venho tendo uma breve ideia de como seria isso por conta dos trabalhos que venho produzindo pelo projeto de Artistas em Ação!
Não lido. Brincadeira, mas muito pelo contrario do que disse a pouco, faço questão de ler todos comentários feitos em relação aos trabalhos que produzo não somente para a News e suas campanhas mas tudo que toca meu trabalho, gosto sempre de tentar evoluir e adaptar meu trabalho ao gosto do público, mas é necessário que eu filtre oq é um comentário maldoso de um negativo visando uma melhora. Abraço sempre sugestões e opiniões quando as mesmas tem fundamentos.
Perguntas para o Rhobert.junior.
Quantas horas demoraram para ser feito cada quarto e como foi o processo
criativo sobre as "conexões" de cada quarto/jogo? Achei bem criativo,
assim como foi feito na campanha do museu.
Depende do quarto... Alguns quartos demoram mais e acabam levando
mais tempo, como por exemplo as centrais (Quarto de entrada
principal) que tem que ser bem caprichado. Quartos de jogos
fazemos mais leve por conta de lags.
Centrais leva de 1 semana entre 1 semana e meia pra ser feita,
quartos de jogos de 2 á 3 dias.
Como funciona o croqui dos quartos, rola um rascunho antes ou as
ideias vão surgindo no momento da montagem? Já aconteceu de ter que
desmontar um quarto inteiro porque não saiu como planejado?
Rola croqui, se for uma campanha com muitas quantidades de quartos
igual o Museu, primeiro rola uma planta dos quartos com todas
ligações de portas e jogos, em seguida em como fazer a
estruturação seguindo o mesmo modelo, corredor 1, corredor 2 assim
em diante... Até chegar aos quartos de jogos, buscando seguir o
msm padrão de cor também pra não ficar tudo aleatório.
Nunca desmontei quartos, por conta de todo esse processo de
organização do croqui, testes de estruturações e cores, assim a
gente se previne de jogar tempo e trabalho fora à toa...
Os emblemas são escolhidos de acordo com a arte, história e jogos,
primeiro nos baseamos na arte, história e depois no jogo, em como o
jogo vai ter lógica com o emblema também. Buscamos varias combinações
de emblemas do servidor porque 3 são escolhidos do servidor, e 3
feitos pela pixel artista Miguellah.
Vocês pensam em trazer campanhas de séries e filmes mais recentes?
Num design diferenciado, é claro, mas sem perder a essência. (Os fãs
de A Casa do Dragão clamam!)
Sim, mas o problema não é a gente, e sim os copyright (Direitos
autorais) imposto pela própria Sulake, pois pode acontecer da gente
perder artes, emblemas e quartos tendo que refazer td de novo por
causa disso.
Normal, é o direito de liberdade e expressão de cada um, a menos que
não chegue no nível de ofender um promotor gravemente. Eu me
considero uma pessoa calma e preservada, até mesmo para evitar
brigas e conflitos, prefiro o minuto de silêncio do que o caos...
Os comentários negativos (Construtivos) serve como uma lição de
moral e de procurarmos melhorar, afinal todo mundo erra, então
fazemos da dificuldade a nossa motivação.
Por isso a gente vem sempre ouvindo a comunidade desde a campanha do
Museu fazendo projetos acessíveis para todo mundo.
Perguntas para _Gnomus_
Conta pra gente como é ser construtor, seu tempo e trabalho e como lidar
com o público?
Ser construtor é uma experiência incrível e um pouco estressante
kkkk foi minha primeira campanha junto da News e foi uma mistura de
sensações (ansiedade, criatividade, estresse, e muitas outras) mas
no fim quando você recebe os elogios e vê que fez um bom trabalho
tudo fica mais tranquilo e satisfatório, todos podem ser
construtores, basta treinar e aprimorar. Quando construí os quartos
estava com tempo de sobra devido a alguns acontecimentos mas sei que
não vai ser assim pra sempre, logo me ocupo novamente mas ainda sim
irei construir, sempre sobra tempo <3. Tem a questão do cansaço
também... Construir cansa mesmo que seja virtualmente kkk mas no fim
sempre vale a pena. Eu tinha em mente que não teria só elogios mas
sim comentários negativos também, eu reagi da melhor forma...
Ignorar! Estava pronto para ofensas vindas de pessoas que não tem
experiência alguma com construção, programação e etc. Pessoas
problemáticas que só gostam de ofender e reclamar de tudo, isso é
normal, não dá pra agradar a todos.
O quarto que eu mais gostei de construir foi o quarto de vôlei, amo
construir ambientes externos então fiquei animadíssimo pra construir
ele, ficou 99% da forma que idealizei desde o início, faltou alguns
detalhes mas ainda sim fiquei feliz demais com o resultado, gostei
de construir o de atletismo também mas não tanto quanto o de vôlei.
Meu maior desafio foi optar por fazer 2 quartos no tamanho máximo em
pouco tempo (um erro que não irei cometer mais kkkk) tinha ideias
mais elaboradas mas devido ao tempo não consegui executar, tive
bloqueio criativo também... Me frustrou bastante. :c
Como eu disse, esse tipo de comentário eu já esperava mas nunca
rebato, cada um tem sua opinião e sei que sempre vem de pessoas
frustradas que sempre acham motivo pra reclamar ou que se acham
experts em tudo (e que não sabem usar uma lajota), se fossem tão
boas mesmo estariam ocupando o meu espaço ou de outra pessoa. xD Sei
que foi uma minoria, a que sempre reclama... A maioria me elogiou e é
isso que importa. <3
Perguntas para Guiguest
Conta pra gente como é ser construtor, seu tempo e trabalho e como lidar
com o público?
Procuro me antecipar ao máximo nas construções e com os jogos, pra
ter tempo de testar tudo no computador e no celular, tentando não
deixar o quarto pesado. Dessa forma é possível avaliar todas as
condições e bug's possíveis nos jogos. Isso facilita também para a
campanha sair de forma antecipada e nas datas oficiais apenas abrir
os jogos e as atividades. Converso normalmente com os jogadores,
tento acompanhar durante e depois das atividades, para ver se
precisa alterar alguma coisa e se eles vão utilizar os emblemas.
Converso com todos normalmente, não tenho o costume de me referir
como promotor ou algo do tipo.
A campanha que mais me agradou foi a de esportes. O maior desafio
que eu tive foi quando um jogador que havia emprestando mobis por
grupo, acabou saindo dele e eu precisei reconstruir correndo pois a
campanha já estava no ar. Ainda bem que ninguém viu kkkk (uma vez eu
quase apaguei o quarto da campanha testando as ferramentas do novo
Mobile, ainda bem que não aconteceu).
Todo comentário é importante, seja elogio ou crítica. Tento avaliar
toda crítica ou reclamação e tentar melhorar nas próximas atividades,
buscar sugestões com os jogadores ou encontrar o estilo de campanha,
temática e jogos que gostaríamos que fossem produzidos ou melhorados.
Infelizmente existem ofensas, que são algo diferente e fazem sem
motivo algum e não agregam com feedback de melhorias, apenas "não
gosto", então tento ouvir a maioria, mas só nesse caso.
Perguntas para Fhurby
Conta pra gente como é a vida de um programador no Habbo, qual é seu
tempo e como você faz para lidar com o público?
Eu gosto bastante de criar jogos com wired aleatoriamente, é uma
forma que eu consigo descarregar minha criatividade, por mais que as
vezes sejam apenas testes no meus quartos privados hahaha.
Dependendo da complexidade do jogo posso demorar alguns dias pra
acabar, se for algo fácil ou mediano, em 3 ou 4 horas eu consigo
finalizar tranquilamente. Já sobre o público em questão de criticas
eu lido muito bem, porquê eu sempre faço os jogos pensando no
publico se podem gostar ou não, fazendo sempre da maneira mais
interativa e divertida possível.
Ah... A grande maioria dos jogos que eu programo me divirto bastante
(menos na parte de programar, quebro bastante a cabeça as vezes
hahaha), principalmente na parte de testar a funcionalidade deles,
eu e pessoas próximas damos boas risadas e imaginamos as pessoas
passando por tais situações também. Mas especificando alguns, o jogo
da campanha dos dinossauros que a dificuldade ia aumentando conforme
ia pontuando foi muito divertido de fazer e testar, outro jogo foi o
do vôlei na ultima campanha da news, acredite, fizemos bastante
competições internas e demos boas risadas.
É muito difícil identificar um erro e saber onde corrigir, no caso de
um bug? Na minha cabeça não sei como vocês consegue, rs
No começo do aprendizado com wireds você realmente acabar perdido de
algumas situações, mas com o tempo se torna natural entender e
localizar os defeitos dos jogos, pois particularmente eu vou
programando por parte e separando, como, pilhas de wired da fila em um
local, os da arena do jogo em outro e o kick do final em outro, então
assim fica mais fácil identificar onde mais ou menos está o erro e
corrigi-lo da melhor maneira. É importante entender que sempre vai
ocorrer bug no desenvolvimento, por isso é bom relembrar em ter
atenção e ir separando por partes de programação para se localizar
rápido e fácil.
.
Perguntas para :Goldboy.
Conta pra gente como é a vida de um programador no Habbo, qual é seu
tempo e como você faz para lidar com o público?
Vida de um programador, não e nada fácil, rsrs. Tempo as vezes fica
curto kkk. Público em geral gosta muito de jogos :D
É muito difícil identificar um erro e saber onde corrigir, no caso de
um bug? Na minha cabeça não sei como vocês consegue, rs
Um jogo geralmente se monta em algumas partes, exemplo; Começo do
jogo, depois, os movimentos que vc vai precisar do jogo e por fim, o
final do jogo, assim vc consegui identificar mais fácil aonde está o
bug.
Pergunta para Habbo News
Por que vocês não selecionam voluntários para ajudar testar?
Gostamos de manter as nossas campanhas em segredo até a sua abertura para que seja uma surpresa para todos vocês! E por isso não realizamos testes com membros da comunidade, porém antes de tudo ir ao ar, são realizados os devidos testes tanto pela equipe da promotoria, quanto pelos demais membros da News Team (nas diferentes plataformas do habbo)