Olá bem-vind@ ao capitulo 3 sobre wireds! Essas aulas tem como
intuito de ensinar a você coisas básicas e simples sobre wireds. Já lançamento
duas matérias aqui no site sobre a introdução de cada um deles, recomendo muito
você ler caso não tenha lido e voltar aqui nessa aula 3 para não ficar pedido! A
partir dessa aula iremos explicar e fazer sistemas de wireds.
Hoje iremos falar sobre:
-
Caixas de Seleção;-
Cuidados ao selecionar uma mobília;
- Como fazer um fila
automática;
Antes de começar a aula, quero lembrar a todos vocês que estamos
começando com coisas básicas, e depois, partindo pra coisas mais complexas. Não
iremos fazer jogos de emblemas ou um labirinto: vamos aos poucos aprendendo, até
lá, você entender e ficar "craque" em wireds.
Caixas de seleção: são pequenas caixinhas de marcação que aparecem no painel do wired quando você
clica 2x sobre o mesmo.
Vale lembrar que: os únicos tipos wireds que
possuem as caixas de seleção são o Efeito e a Condição Positiva/Negativa(em
alguns wireds podem não possuir essas caixas). Não existe nenhum Wired Ativador
com essas caixinhas de seleção.
Cuidados ao selecionar uma mobília: acho muito bom eu falar e
conversar com você sobre isso, já que é um erro que todo iniciante ou até mesmo
um mestre em wireds pode acabar se esquecendo e errando.
Para
selecionar um mobi em um wired, basta você clicar 2x no wired e depois no mobi,
ai ele irá ficar cinza. Veja na imagem abaixo:
Quando selecionei a luminária, ela ficou cinza e no painel do wired marcou
[1/5]. Isso significa que existem no quarto 1 mobi selecionado nesse wired. Você
consegue selecionar no máximo 5 mobis por wired. Caso queira selecionar 10
mobis, terá que colocar +1 wired em cima do outro e selecionar os 5 itens
restantes. Entendeu? Otimo!
Vamos explicar cada caixa de seleção:
Atual estado do mobi: na hora que você selecionar o mob, e quer
que ele tenha esse estado quando a energia for repassada pro Efeito, clique em
Atual estado do mobi e depois em ok. Vamos ao um exemplo: quero que a luminária
fique acesa quando eu falar "acender".
Se você reparar bem, selecionei a luminária acesa, cliquei na
caixas de seleção Atual Estado do Mobi, e dei ok! Então toda vez que a energia
for passada pro efeito, ele vai fazer com que a Luminária fique acesa ou fique
com o Atual Estado do Mobi quando foi programado.
Atual Direção: funciona na mesma lógica. Você seleciona o mobi e marca essa caixa. Como o nome
já diz, quando o efeito for ativado ele irá deixar o mobi no quarto com a
posição que você selecionou anteriormente. Veja no vídeo abaixo dessa vez
utilizando a mobília Esqueleto:
Selecionei o esqueleto virado e marquei a caixa Atual Direção e
depois em ok. A programação então entendeu que toda vez que a energia for
passada pro Efeito, ele irá fazer com que o esqueleto fique na direção que
selecionei ele no quarto. E quis que o esqueleto virasse só quando eu falava
"virar", algumas momentos no video não falei virar, e ele virou mesmo assim,
isso porque girei ele no quarto manualmente.
Atual posição no Quarto: mesma lógica das outras
caixas, porém esse você irá selecionar aonde você quer que a mobília fique no
seu quarto quando o efeito for ativado. Veja mais um vídeo de exemplo:
Selecionei a caixinha de Atual posição no quarto e selecionei o esqueleto
aonde que eu queria que ele fosse quando o efeito fosse ativada, no caso no
canto do quarto, depois dei ok. Como você viu, toda hora que eu falava "ir"
ele ia para o canto do quarto, eu tirava ele de lá e falava "ir", e ele
foi.
Vale lembrar que: você pode selecionar todas as 3
caixinhas se quiser fazer algo, por exemplo, você quer que o mobi vai pro
canto do quarto, com o estado aceso, virado pro lado. Sim é possível
selecionar as 3 caixinhas nos mobis, porém vale lembrar que. Se você
selecionou 5 mobis no mesmo wired e utilizou as caixinhas todos os mobs também
vão seguir isso, tome cuidado caso você queira que seja apenas 1 mobi fique
sobre as caixinhas de seleção, separe só ele pra ser selecionado.
Cuidados ao selecionar uma mobília: quero falar sobre isso brevemente para você não ter erros ao selecionar um
mobi. Vamos supor que selecionei a luminária ligada como mostra o print
abaixo:
Como a gente já viu, quero que toda vez que eu falar "acender" ela
fique acesa, para isso cliquei na caixinha atual estado do mobi, e dei ok. Até
ai tudo bem, a gente configurou, vimos que é isso que a gente quer.
Só que, vamos supor que perdemos qual é o wired que seleciona a luminária ou
queremos ver se a caixinha está selecionada. A gente vai clicar no wired, se
está ali indicando que está selecionada a luminária, e a caixinha está
ativa, beleza! Porém se acontecer que a luminária na hora de você clicar em
"Pronto" estiver apagada, o wired vai entender que você clicou nele só pra
ajustar essa programação de apagada.
Tome muito cuidado com isso! Não serve apenas pro Atual Estado do mobi,
mas sim para todas as outras caixas também! Veja no vídeo abaixo esse erro
acontecendo:
Propositalmente, fui ver se a caixinha estava marcada. Isso para
quando eu falar "acender" a luminária ficar acesa, porém quando dei pronto
me esqueci que a luminária estava apagada, ou seja, o wired confirmou
através do meu "Pronto" que toda vez agora que eu falar "acender" a
luminária irá ficar apagada.
Cuidado com isso ao programar, verifique se está tudo certo de acordo com a
caixinha e de acordo com oque você quer fazer, ok? Esse erro é comum entre
os iniciantes, não precisa se preocupar.
Agora que aprendemos sobre todos os wireds, as caixas de seleção e os
cuidados que você deve ter vamos ao nosso próximo passo! Fila automática de emblemas!Agora iremos
ensinar a você, como criar uma fila automática de emblemas. Essa fila é bem
simples e fácil de fazer. Não vai utilizar muitos wireds, veja no vídeo
abaixo como ela funciona.
Atenção: utilizei mascotes, pois eles funcionam como usuários! Nenhum
gato foi maltratado durante as gravações :)Vamos montar:
Montagem da fila:
- X (quantos quiser) rollers - o limite de rollers em um quarto é
de 35!
- 1 relógio
-
1 piso ou mob para a pessoa ser teleportadaPara fazer
essa fila, é necessário de rollers, pode ser qualquer roller, e o tamanho da
fila você pode definir também. Além dos rollers são necessários divisórias
ou você pode editar o chão com o :floor (comando para quem tem o C.A), no
meu caso eu utilizei divisórias.
Você irá precisar também de 1 relógio. Existem 3 tipos de relógios no Habbo
Hotel e você pode usar qualquer um.Ele pode ser posicionado em qualquer
lugar no quarto. eu coloquei em cima da divisória, mas você pode mudar ele
pra qualquer lado. E por fim 1 piso para a pessoa ser teleportada quando o
tempo começar.
Veja na imagem abaixo os 3 tipos de relógios que
existem no Habbo Hotel que funcionam com os wireds:
A sua fila deve ficar algo mais ou menos assim: (mobílias
retiradas do C.A)
Agora vamos aos wireds:
Ativadores:
- Ativador Wired: Final de Jogo (1)
- Ativador
Wired: Começo de Jogo (1)
- Disparador Wired: Batida
(1)
Efeitos:
- Efeito Wired: Mudar Direção Mobi (1)- Efeito Wired: Teleportar para Mobi (1)- Efeito Wired: Mudar estado do Mobi (1)Agora vamos configurar:
Primeiro vamos colocar o
Efeito Wired: Mudar Direção Mobi em cima do
Começo de Jogo igual o print abaixo:
Como o próprio nome do ativador já diz: Começo de Jogo. Ele vai ativar o
efeito quando o relógio começar a rodar. Então nele, não vamos selecionar
nada, porém é importante lembrar que só pode existir um 1 relógio no
quarto.
No Efeito Mudar direção, clicando 2x sobre ele,
você terá que clicar no segundo roller depois do primeiro até ele ficar
cinza. Veja no print abaixo:
Agora ainda com o Painel do Efeito Mudar direção, selecione
a setinha no painel indicando a atual posição do roller que leva o
usuário. Veja no print abaixo um exemplo:
Depois que tiver feito essa seleção clique em "Pronto".
Veja
no vídeo abaixo passo a passo, com base no que expliquei:
Para você entender o que fizemos aqui foi o seguinte: quando
o tempo começar, o efeito irá ser ativado e o roller irá para frente, só
que, na lógica do jogo, 1 roller não consegue subir no outro, esse roller
que vai para frente, ele irá "Bater/Encostar" no usuário. E ai que vamos
para o próximo passo.
Quando o roller, encostar no usuário a
gente quer que ele seja teleportado, então vamos fazer +1 pilha de wired
utilizando o Ativador Batida e o Efeito Teleportar Para mobi igual ao
print abaixo:
Clicando 2x sobre o Ativador Batida, apenas clique em "Pronto", e em cima
no Efeito teleportar para mobi, selecione o piso aonde a pessoa vai ser
teleportada quando o tempo começar e coloque em 0 segundos de atraso. Veja
no print abaixo:
Depois de ter feito essa seleção, clique em pronto.
Atenção: apenas os Efeitos Wireds, Mudar Direção do Mobi, Perseguir,
Fugir e Bot segue o usuário ativam o wired "Batida".
Veja no vídeo abaixo fazendo o passo a passo do que
expliquei:
E vamos explicar o que ocorreu aqui: como eu disse lá atrás,
a gente precisava de algum que ativasse o efeito de teleportar quando o
mobi encostasse em alguém, como o roller encostou no usuário utilizando o
wired de Mover e Rotacionar, ele irá teleportar esse mesmo usuário por
contem o wired batida e em cima dele o de Teleportar. Então Ambos as
pilhas, trabalham juntas.
E agora para finalizar, iremos fazer a ultima pilha, usando o Ativador
Final do Jogo e o Efeito Mudar estado do Mobi. Você terá que fazer a pilha
assim:
No Ativador, não precisa configurar nada, somente clicar em
"Pronto", no Efeito "Mudar Estado do Mobi", selecione o relógio e
coloque em "Efeito de Atraso" O tempo que você quer que o relógio comece
a rodar denovo, eu recomendo 5 segundos. Veja no print abaixo:
Depois disso clique em pronto.
Agora,
toda vez que o relógio zerar, ele irá começar a rodar de novo em 30
segundos depois de 5 segundos que o tempo estiver acabado. Se caso você
quiser que o relógio comece em
1, 2, 3, 5 ou 10 minutos,
coloque +1 wired em cima, chamado
Efeito Wired: Mobis que voltam á programação original, selecione a caixinha de "Atual Estado do Mobi" e depois selecione o
relógio com o minuto que você deseja. Veja no vídeo abaixo um
exemplo:
Atenção: só faça isso se caso você quer que o relógio comece em 1,
2, 3, 5 ou 10 minutos. Se for 30 segundos, não precisa desse ultimo
wired. E é isso, sua fila automática já está pronta! Para ativar
ela é bem simples, basta apenas clicar no relógio e fazer ele começar a
rodar, fazendo ele rodar uma 1x, nas outras ele já vai conseguir zerar e
começar de novo sozinho. Veja no vídeo abaixo:
Então é isso espero que vocês tenham gostado dessa aula, e desse
tutorial, pela matéria ter ficado muito grande, irei ensinar a fazer a
como a pessoa ser kickada ou voltar para a fila na próxima aula. Se
vocês querem que eu ensine mais algo além disso, por favor comente, é
muito importante!