Post Top Ad

01/11/2020

Por Anônimo em 01/11/2020 -
Laboratório Wired: Capítulo 1 - Fila Automática!

Como fazer uma fila automática? Hoje você irá conhecer a forma mais comum e utilizada em jogos oficiais.


Como fazer uma fila automática? Hoje você irá conhecer a forma mais comum e utilizada em jogos oficiais.







Capítulo 1: Fila Automática!


Enquete com Prêmios - Resultado!


Olá bem-vind@ ao capitulo 3 sobre wireds! Essas aulas tem como intuito de ensinar a você coisas básicas e simples sobre wireds. Já lançamento duas matérias aqui no site sobre a introdução de cada um deles, recomendo muito você ler caso não tenha lido e voltar aqui nessa aula 3 para não ficar pedido! A partir dessa aula iremos explicar e fazer sistemas de wireds.

Hoje iremos falar sobre:

- Caixas de Seleção;
- Cuidados ao selecionar uma mobília;
- Como fazer um fila automática; 

Antes de começar a aula, quero lembrar a todos vocês que estamos começando com coisas básicas, e depois, partindo pra coisas mais complexas. Não iremos fazer jogos de emblemas ou um labirinto: vamos aos poucos aprendendo, até lá, você entender e ficar "craque" em wireds. 
 
Caixas de seleção: são pequenas caixinhas de marcação que aparecem no painel do wired quando você clica 2x sobre o mesmo. Vale lembrar que: os únicos tipos wireds que possuem as caixas de seleção são o Efeito e a Condição Positiva/Negativa(em alguns wireds podem não possuir essas caixas). Não existe nenhum Wired Ativador com essas caixinhas de seleção.





Cuidados ao selecionar uma mobília: acho muito bom eu falar e conversar com você sobre isso, já que é um erro que todo iniciante ou até mesmo um mestre em wireds pode acabar se esquecendo e errando. 
Para selecionar um mobi em um wired, basta você clicar 2x no wired e depois no mobi, ai ele irá ficar cinza. Veja na imagem abaixo: 


Quando selecionei a luminária, ela ficou cinza e no painel do wired marcou [1/5]. Isso significa que existem no quarto 1 mobi selecionado nesse wired. Você consegue selecionar no máximo 5 mobis por wired. Caso queira selecionar 10 mobis, terá que colocar +1 wired em cima do outro e selecionar os 5 itens restantes. Entendeu? Otimo!

Vamos explicar cada caixa de seleção:

Atual estado do mobi: na hora que você selecionar o mob, e quer que ele tenha esse estado quando a energia for repassada pro Efeito, clique em Atual estado do mobi e depois em ok. Vamos ao um exemplo: quero que a luminária fique acesa quando eu falar "acender". 


 
Se você reparar bem, selecionei a luminária acesa, cliquei na caixas de seleção Atual Estado do Mobi, e dei ok! Então toda vez que a energia for passada pro efeito, ele vai fazer com que a Luminária fique acesa ou fique com o Atual Estado do Mobi quando foi programado.

Atual Direção: funciona na mesma lógica. Você seleciona o mobi e marca essa caixa. Como o nome já diz, quando o efeito for ativado ele irá deixar o mobi no quarto com a posição que você selecionou anteriormente. Veja no vídeo abaixo dessa vez utilizando a mobília Esqueleto: 



Selecionei o esqueleto virado e marquei a caixa Atual Direção e depois em ok. A programação então entendeu que toda vez que a energia for passada pro Efeito, ele irá fazer com que o esqueleto fique na direção que selecionei ele no quarto. E quis que o esqueleto virasse só quando eu falava "virar", algumas momentos no video não falei virar, e ele virou mesmo assim, isso porque girei ele no quarto manualmente.  
  
Atual posição no Quarto: mesma lógica das outras caixas, porém esse você irá selecionar aonde você quer que a mobília fique no seu quarto quando o efeito for ativado. Veja mais um vídeo de exemplo: 





Selecionei a caixinha de Atual posição no quarto e selecionei o esqueleto aonde que eu queria que ele fosse quando o efeito fosse ativada, no caso no canto do quarto, depois dei ok. Como você viu, toda hora que eu falava "ir" ele ia para o canto do quarto, eu tirava ele de lá e falava "ir", e ele foi.

Vale lembrar que: você pode selecionar todas as 3 caixinhas se quiser fazer algo, por exemplo, você quer que o mobi vai pro canto do quarto, com o estado aceso, virado pro lado. Sim é possível selecionar as 3 caixinhas nos mobis, porém vale lembrar que. Se você selecionou 5 mobis no mesmo wired e utilizou as caixinhas todos os mobs também vão seguir isso, tome cuidado caso você queira que seja apenas 1 mobi fique sobre as caixinhas de seleção, separe só ele pra ser selecionado.

Cuidados ao selecionar uma mobília: quero falar sobre isso brevemente para você não ter erros ao selecionar um mobi. Vamos supor que selecionei a luminária ligada como mostra o print abaixo:






Como a gente já viu, quero que toda vez que eu falar "acender" ela fique acesa, para isso cliquei na caixinha atual estado do mobi, e dei ok. Até ai tudo bem, a gente configurou, vimos que é isso que a gente quer. 
Só que, vamos supor que perdemos qual é o wired que seleciona a luminária ou queremos ver se a caixinha está selecionada. A gente vai clicar no wired, se está ali indicando que está selecionada a luminária, e a caixinha está ativa, beleza! Porém se acontecer que a luminária na hora de você clicar em "Pronto" estiver apagada, o wired vai entender que você clicou nele só pra ajustar essa programação de apagada. Tome muito cuidado com isso! Não serve apenas pro Atual Estado do mobi, mas sim para todas as outras caixas também! Veja no vídeo abaixo esse erro acontecendo: 






Propositalmente, fui ver se a caixinha estava marcada. Isso para quando eu falar "acender" a luminária ficar acesa, porém quando dei pronto me esqueci que a luminária estava apagada, ou seja, o wired confirmou através do meu "Pronto" que toda vez agora que eu falar "acender" a luminária irá ficar apagada.

Cuidado com isso ao programar, verifique se está tudo certo de acordo com a caixinha e de acordo com oque você quer fazer, ok? Esse erro é comum entre os iniciantes, não precisa se preocupar. 

Agora que aprendemos sobre todos os wireds, as caixas de seleção e os cuidados que você deve ter vamos ao nosso próximo passo! 

Fila automática de emblemas!

Agora iremos ensinar a você, como criar uma fila automática de emblemas. Essa fila é bem simples e fácil de fazer. Não vai utilizar muitos wireds, veja no vídeo abaixo como ela funciona.



Atenção: utilizei mascotes, pois eles funcionam como usuários! Nenhum gato foi maltratado durante as gravações :)

Vamos montar: 

Montagem da fila:

-  X (quantos quiser) rollers - o limite de rollers em um quarto é de 35!
- 1 relógio 
- 1 piso ou mob para a pessoa ser teleportada

Para fazer essa fila, é necessário de rollers, pode ser qualquer roller, e o tamanho da fila você pode definir também. Além dos rollers são necessários divisórias ou você pode editar o chão com o :floor (comando para quem tem o C.A), no meu caso eu utilizei divisórias.


Você irá precisar também de 1 relógio. Existem 3 tipos de relógios no Habbo Hotel e você pode usar qualquer um.Ele pode ser posicionado em qualquer lugar no quarto. eu coloquei em cima da divisória, mas você pode mudar ele pra qualquer lado. E por fim 1 piso para a pessoa ser teleportada quando o tempo começar.

Veja na imagem abaixo os 3 tipos de relógios que existem no Habbo Hotel que funcionam com os wireds:



A sua fila deve ficar algo mais ou menos assim: (mobílias retiradas do C.A)




Agora vamos aos wireds: 

Ativadores:

- Ativador Wired: Final de Jogo (1)

- Ativador Wired: Começo de Jogo (1)

- Disparador Wired: Batida (1)

Efeitos:

- Efeito Wired: Mudar Direção Mobi (1)

- Efeito Wired: Teleportar para Mobi (1)

- Efeito Wired: Mudar estado do Mobi (1)

Agora vamos configurar:

Primeiro vamos colocar o Efeito Wired: Mudar Direção Mobi em cima do Começo de Jogo igual o print abaixo: 






Como o próprio nome do ativador já diz: Começo de Jogo. Ele vai ativar o efeito quando o relógio começar a rodar. Então nele, não vamos selecionar nada, porém é importante lembrar que só pode existir um 1 relógio no quarto. 

No Efeito Mudar direção, clicando 2x sobre ele, você terá que clicar no segundo roller depois do primeiro até ele ficar cinza. Veja no print abaixo:



Agora ainda com o Painel do Efeito Mudar direção, selecione a setinha no painel indicando a atual posição do roller que leva o usuário. Veja no print abaixo um exemplo: 



Depois que tiver feito essa seleção clique em "Pronto".

Veja no vídeo abaixo passo a passo, com base no que expliquei: 



Para você entender o que fizemos aqui foi o seguinte: quando o tempo começar, o efeito irá ser ativado e o roller irá para frente, só que, na lógica do jogo, 1 roller não consegue subir no outro, esse roller que vai para frente, ele irá "Bater/Encostar" no usuário. E ai que vamos para o próximo passo.

Quando o roller, encostar no usuário a gente quer que ele seja teleportado, então vamos fazer +1 pilha de wired utilizando o Ativador Batida e o Efeito Teleportar Para mobi igual ao print abaixo: 



Clicando 2x sobre o Ativador Batida, apenas clique em "Pronto", e em cima no Efeito teleportar para mobi, selecione o piso aonde a pessoa vai ser teleportada quando o tempo começar e coloque em 0 segundos de atraso. Veja no print abaixo: 




Depois de ter feito essa seleção, clique em pronto.

Atenção: apenas os Efeitos Wireds, Mudar Direção do Mobi, Perseguir, Fugir e Bot segue o usuário ativam o wired "Batida". 

Veja no vídeo abaixo fazendo o passo a passo do que expliquei: 



E vamos explicar o que ocorreu aqui: como eu disse lá atrás, a gente precisava de algum que ativasse o efeito de teleportar quando o mobi encostasse em alguém, como o roller encostou no usuário utilizando o wired de Mover e Rotacionar, ele irá teleportar esse mesmo usuário por contem o wired batida  e em cima dele o de Teleportar. Então Ambos as pilhas, trabalham juntas. 






E agora para finalizar, iremos fazer a ultima pilha, usando o Ativador Final do Jogo e o Efeito Mudar estado do Mobi. Você terá que fazer a pilha assim:



No Ativador, não precisa configurar nada, somente clicar em "Pronto", no Efeito "Mudar Estado do Mobi", selecione o relógio e coloque em "Efeito de Atraso" O tempo que você quer que o relógio comece a rodar denovo, eu recomendo 5 segundos. Veja no print abaixo: 



Depois disso clique em pronto. 

Agora, toda vez que o relógio zerar, ele irá começar a rodar de novo em 30 segundos depois de 5 segundos que o tempo estiver acabado. Se caso você quiser que o relógio comece em 1, 2, 3, 5 ou 10 minutos, coloque +1 wired em cima, chamado Efeito Wired: Mobis que voltam á programação original, selecione a caixinha de "Atual Estado do Mobi" e depois selecione o relógio com o minuto que você deseja. Veja no vídeo abaixo um exemplo:  




Atenção: só faça isso se caso você quer que o relógio comece em 1, 2, 3, 5 ou 10 minutos. Se for 30 segundos, não precisa desse ultimo wired. 

E é isso, sua fila automática já está pronta! Para ativar ela é bem simples, basta apenas clicar no relógio e fazer ele começar a rodar, fazendo ele rodar uma 1x, nas outras ele já vai conseguir zerar e começar de novo sozinho. Veja no vídeo abaixo: 




Então é isso espero que vocês tenham gostado dessa aula, e desse tutorial, pela matéria ter ficado muito grande, irei ensinar a fazer a como a pessoa ser kickada ou voltar para a fila na próxima aula. Se vocês querem que eu ensine mais algo além disso, por favor comente, é muito importante! 





Enquete - Ganhe prêmios:


Chegou a hora de mostrar que você esteve prestando atenção na matéria e aprendeu alguma coisa (ou já sabe, senhor mestre wired)! Note que você deve estar registrado e logado em nosso site. Se você ainda não fez isso, corre, ainda dá tempo!

Responda ao teste teórico desse capítulo na seguinte página (disponível após 30 minutos da publicação dessa notícia - 16h00 BR / 19h00 PT):

https://beta.habbonews.net/enquetes

Prêmios (entenda os pontos clicando aqui e confira o ranking aqui):

Pontos por acerto: 1 ponto (são 6 perguntas - conquiste até 6 pontos)
3 primeiros a responderem corretamente: 5 créditos, 4 créditos ou 3 créditos cada + 2 pontos
5 jogadores seguintes a responderem corretamente: 1 ponto extra
Participou: 1 ponto extra

*Note que a prova será habilitada 30 minutos após a publicação dessa matéria. Isso é para evitar que usuários eXperts no assunto sejam sempre os primeiros!*
*Os pontos são entregues após a "correção" das respostas pelo professor (após 48 horas).


Muito obrigado por ler! Tente treinar o que foi passado hoje e até a próxima. 


Quarto: Escolinha de Wired - Habbonews
Proprietário: :Goldboy.



Vencedores:

- Top 3 (2 pontos extra + 5/4/3 créditos):

kratosWesley
victor123446.
Bigfly7


- Top 5 (1 ponto):


Rue

marla14
tio_mathii

Demais jogadores ganharam um ponto por resposta correta + um ponto de participação.
_______________________________________________
Quiz que estava disponível, com sua resolução:

Pergunta 1: Qual o número máximo de mobis que eu posso selecionar em um efeito?
Resposta: 5 mobis em cada wired!




Pergunta 2: No exemplo da notícia colocamos um Disparador Batida + um Efeito: Teleportar para Mobi. Quantos usuários podem ser teleportados de uma só vez utilizando apenas esses dois wireds?
Resposta: Como existe apenas dois wireds nessa pilha, só vamos poder teleportar um usuário por vez.



Pergunta 3: Programei um wired, assim como mostrado na imagem abaixo, e cliquei em "Pronto". A janela fechou.







Precisei mudar o mobi de lugar (observe na imagem) e cliquei em "pronto" novamente nesse wired.




 

Assim que o efeito for acionado por um usuário ativador, como o mobi vai ficar?

Resposta: 
Vai ficar na mesma direção e estado quando selecionamos na última vez.




Pergunta 4: Desejo fazer com que um mobi se mova. Qual dos wireds não será útil?
Resposta: O Efeito Wired: Mudar estado do mobi não será útil.





Pergunta 5: Qual o número máximo de segundos que posso colocar como "Efeito de atraso" em um efeito?
Resposta: 10 segundos!





Pergunta 6: Qual dos wireds abaixo não pode acionar o wired Disparador Batida?
Resposta: O Efeito Wired: Mover e Rotacionar mobi não aciona esse wired.












Comentários:



Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas


Habbo News

Estrelas do nosso portal de notícias!

Vire uma ⭐ do site participando de nossas atividades ou interagindo em nossas notícias diárias através dos comentários.
Um dia você irá brilhar por aqui!


Fã Site OFICIAL!

Copyrights © - Fã Site 2012~2024 Habbo News - Todos os direitos reservados. - Esta Fã Site não está afiliada com, patrocinada por, apoiada por, ou principalmente aprovada pela Sulake Oy ou suas empresas Afiliadas. Esta Fã Site pode utilizar as marcas registradas e outras propriedades intelectuais do Habbo, que estão permitidas sob a Política de Fã Sites Habbo.