Gerente Global da Comunidade conta curiosidades sobre o hotel Sandbox e como basicamente funciona a elaboração de packs e campanhas.
Principalmente presente no Sandbox e, relativamente discreto, para a maioria
da comunidade, Alyx está na Sulake há sete anos. A equipe do fã-site francês
Habbplus conversou recentemente com Alyx, Gerente Global da Comunidade,
presente no Habbo Sandbox (o hotel de testes do Habbo), para discutir com ele
vários tópicos sobre a comunidade. Conheça-o sob um novo ângulo através desta
entrevista:
*Créditos iBobba e Habbplus.
*Todas imagens abaixo são meramente ilustrativas.
*Todas imagens abaixo são meramente ilustrativas.
Quando você se juntou a Sulake e o que o motivou a se candidatar? Como
soube do jogo e da companhia?
Entrei para a Sulake em 2015. Eu estava procurando um emprego em um novo campo
e quando vi a oferta senti que era uma oportunidade interessante, então decidi
me candidatar e ver o que acontece.
Os jogadores te conhecem como Alyx. Você sempre morou em Madrid, de onde
você é e o que estava fazendo antes de se juntar a Sulake?
Sou da Espanha, mas morei 4 anos nos Estados Unidos, onde estudei parte do
ensino médio. Antes de entrar para Sulake, eu ainda era um estudante.
Atualmente, você é o Gerente Global da Comunidade na Habbo. O que esse
papel envolve? Pode nos contar mais sobre isso?
Meu papel envolve coisas diferentes, mas um rápido resumo disso vai de cuidar
da concepção e execução das atividades de engajamento e campanhas em
coordenação com o resto das equipes.
Também participo do planejamento de vendas compartilhando o feedback que ganho
interagindo com os usuários.
Você também é responsável pelo Sandbox. Concretamente, o que é isso?
Quantas contas estão ativas no momento e o que todos esses usuários, equipe
e jogadores estão fazendo neste hotel?
O Sandbox é um ambiente de teste separado de outros hotéis. Nele eu consigo
estar em contato próximo com construtores que nos ajudam a criar os jogos que
lançamos em todos os hotéis.
Os testadores “beta” também têm acesso ao Sandbox desde o lançamento do Unity
e eles nos ajudam a testar novos recursos, bem como nos dão feedback sobre as
novas coisas que estamos trabalhando relacionadas ao novo cliente, e é claro
que eles são uma grande ajuda quando se trata de relatar bugs que eles
encontram no jogo.
Entre construtores e testadores beta de todos os 9 hotéis atualmente temos
cerca de 100 usuários no Sandbox.
Quais são os requisitos para ter uma conta no Sandbox em 2022? E, também,
em que circunstâncias um usuário pode ser removido dele?
Os construtores são escolhidos pela equipe local de cada um dos hotéis durante
seus recrutamentos BAW/MAW. Suas contas são então criadas no Sandbox.
Em geral, excluímos contas que estão inativas por um período de tempo ou que
não estão participando ativamente de eventos e atividades locais e globais.
Antes do novo cliente ser lançado, pedimos aos funcionários que selecionassem
um grupo de usuários que se juntariam ao Sandbox para nos ajudar a testar o
novo cliente e seus novos recursos. A ideia era ter um grupo diversificado de
Habbos experientes com perfis diferentes dos quais poderíamos coletar
feedback.
Além dos Testadores Beta, a maioria dos jogadores no Sandbox são
construtores atuais ou antigos dos programas oficiais “Construtores” ou “AeA
2.0”. No entanto, os hotéis são ricos em talentos relativamente discretos,
que nunca tiveram a oportunidade de se juntar a uma dessas equipes. Você já
pensou em lançar uma espécie de “recrutamento internacional” para
diversificar a comunidade presente neste hotel?
Devo dizer que o Sandbox já é um ambiente muito diversificado com construtores
muito talentosos que são ótimos em construir salas e fazer jogos wired. A
ideia de um “recrutamento internacional” pode ser um pouco difícil de
executar, já que eu sou o único funcionário lá. É por isso que cada
funcionário local pode escolher uma equipe de sua comunidade para que possa se
juntar ao Sandbox.
Você está ativo em outros hotéis? Se sim, quais? O que você faz
principalmente quando faz login?
Eu tenho contas em todos os hotéis, mas eu passo a maior parte do meu
tempo no Sandbox. Eu me conecto a outros hotéis quando é necessário reparar
algo ou ajudar outros funcionários quando eles precisam.
Como funciona o desenvolvimento de uma campanha oficial? Como o tema é
selecionado? Pode nos contar mais sobre toda a organização interna?
Os funcionários podem compartilhar suas ideias com a equipe de design, depois
disso a equipe de design realiza uma reunião onde eles passam pelas ideias e
escolhem um tema principal que, em seguida, é aprovado pela nossa equipe de
vendas.
Após a aprovação do tema, os designers começam a trabalhar nos novos mobis
para a campanha, os funcionários também são bem-vindos para compartilhar suas
ideias durante esta parte do processo.
Alguns construtores internacionais criam quartos para esses mesmos eventos,
como packs, apartamentos promocionais ou até mesmo jogos. Como eles são
escolhidos entre os jogadores no Sandbox?
A equipe de vendas pede uma série de packs que vamos precisar para as novas
campanhas e a partir desse ponto eu costumo perguntar a um dos construtores do
Sandbox se eles gostariam de fazer um pack.
Geralmente escolhemos construtores por suas habilidades, pessoas que realmente
têm um olho para os detalhes e que também têm tempo para construir. A
preparação e validação de um pack pode realmente levar tempo.
Além disso, quais são os critérios para que o pack de um construtor seja
validado e, portanto, vendido em todos os hotéis oficiais do Habbo? Como seu
preço e nome são determinados e o que pode ou não conter?
Existem algumas restrições aplicadas ao fazer packs, por exemplo, existem
certos mobis que não podem ser usados nos packs gerados pelo usuário, coisas
como raros, itens exclusivos de packs anteriores, blocos CA, mobis não
negociáveis, etc.
O processo geralmente passa por mim. Eu atribuo um pack a um construtor,
explico qual é o tema e o que esperamos dele. Também dizemos a quantidade de
créditos que eles podem usar na criação do pack, e a partir daí eles
começam a construir o quarto.
Quando eles terminam, eu reviso a lista de mobis usados e dou-lhes feedback
sobre as coisas para mudar. Quando estiver tudo bem, envio tudo para a equipe
responsável pela validação final. Podemos então criar o pack no sistema para
que ele esteja pronto para ser lançado.
Na sua opinião, não seria relevante dar a todos os jogadores ao redor do
mundo a oportunidade de criar um dos próximos packs de uma
campanha oficial, em particular talvez através de uma competição
internacional? Essa ideia já foi considerada pelo time do jogo? Isso é algo
que seria possível?
Esta pode ser uma ideia interessante, mas como mencionei acima, há uma série
de restrições na criação de um pack. Quando os construtores nos ajudam a criar
um, é preciso vários testes antes que o pack esteja pronto, pois sempre há
mudanças a serem feitas.
As construções no Sandbox são geralmente feitas de forma voluntária e são
baseadas em serviço voluntário. O que você diria para aqueles que pensam que
a empresa usa seus clientes para “fazer o trabalho de graça”?
Temos muito orgulho de Habbo ser um tipo de jogo UGC (Conteúdo Gerado pelo
Usuário). Acreditamos que é importante capacitar nossos usuários, dando-lhes a
oportunidade de compartilhar com a comunidade o que eles são apaixonados.
Um servidor como o Sandbox nos permite dar-lhes um ambiente onde eles têm
todas as ferramentas disponíveis para desenvolver e criar qualquer tipo de
jogo que eles possam pensar. Construtores, bem como fansites são criadores
incríveis que merecem o reconhecimento e tentamos ser justos e colaborar com
eles o máximo que pudermos.
Como você mencionou na pergunta, a colaboração é sempre voluntária, então cabe
sempre a eles escolher se gostariam de participar ou não. É importante que
eles se divirtam quando criam algo, vejam sua ideia se concretizar e
compartilhem sua criação com o resto da comunidade.
Uma das principais características do Sandbox é, sem dúvida, reunir
diferentes nacionalidades de forma ativa. Você mesmo troca regularmente com
franceses, britânicos, espanhóis, italianos ou sul-americanos. Na verdade,
este hotel não seria o precursor de uma possível fusão dos outros hotéis?
Com sua experiência, retrospectiva e sem levar em conta os vários problemas
técnicos que isso geraria, seria uma boa ideia na sua opinião se o Habbo se
tornasse um único hotel?
Eu acho que isso seria uma grande mudança para a comunidade e não é uma que
estamos considerando fazer.
Pode ter suas vantagens, mas acho que as pessoas são muito ligadas às suas
respectivas comunidades. Cada hotel também tem sua própria operação à qual
está acostumado, então tal mudança teria um grande impacto sobre os jogadores.
Uma coisa boa sobre ter hotéis diferentes é que habbos sempre podem se juntar
a outros hotéis se eles querem conhecer outras pessoas de outro lugar ou falar
com eles em um idioma diferente.
Quem decide os preços dos raros e LTDs no Habbo? Em que se baseiam e por
que aumentaram nos últimos meses?
Temos uma equipe de vendas que é responsável por definir o plano para cada
campanha. Os preços dos LTDs variaram muito ao longo dos anos, mas não
necessariamente aumentaram.
Um LTD que não vende inteiramente em um dos hotéis do jogo é um fracasso
comercial para você?
Não consideramos isso um fracasso, as pessoas obviamente têm gostos diferentes
e às vezes nem todos gostam dos mesmos desenhos. As reações a um LTD podem
mudar de um site para outro, ou até mesmo de um país para outro. Claro, nosso
objetivo é vender o máximo de LTDs possível, mas existem várias circunstâncias
que levamos em conta quando se trata de um LTD.
Há alguns anos, o Habbo ofereceu bate-papos VIP convidando celebridades
nacionais ou internacionais para os hotéis. Com o retorno das campanhas
promocionais, seria possível organizar essas reuniões novamente?
Particularmente no contexto do lançamento de novos filmes, séries ou álbuns,
por exemplo.
Sabemos que os usuários gostam desses tipos de reuniões e está no nosso
“radar” de coisas que gostaríamos de trazer de volta em algum momento.
O Habbo já tentou desenvolver novos recursos, mas no final das contas nunca
viu a luz do dia por razões técnicas, de compatibilidade ou viabilidade?
Pode nos dar alguns exemplos?
Estive pensando sobre isso e não consigo pensar em uma característica em
particular, que não foi lançado devido a problemas técnicos.
A idade média dos jogadores tem aumentado gradualmente nos últimos anos.
Nesse sentido, o Habbo não é realmente o jogo do adolescente que era quando
começou, e algumas regras são, de fato, infantilizantes para alguns. Para
comparação, o Hotel Hideaway (outro produto Sulake) é voltado para maiores
de 17 anos ou mais. A possibilidade de revisar a idade mínima de Habbo e
permitir que certos elementos até então proibidos já tenha sido
considerada?
Do ponto de vista legal, não é tão fácil quanto simplesmente mudar o limite de
idade.
Estamos cientes de que grande parte da nossa comunidade é composta por
usuários mais velhos, que cresceram conosco, e nós realmente queremos nos
adaptar a eles também. No entanto, essa mudança exigiria a consideração de
muitas coisas. Também é importante ter em mente que cada país tem suas
próprias leis sobre este assunto que devemos levar em conta antes de fazer
mudanças drásticas.
Habbo desistiu de sua luta contra os Habbo Piratas?
Não desistimos da luta contra os Habbo Piratas. Infelizmente, não é tão fácil
como alguns podem pensar, mas é algo que nossos advogados estão nos ajudando e
não pretendemos parar essa luta.
Em 2022, tudo pressiona os jogadores a usar o Twitter além do jogo
compartilhando suas contas. Brindes são organizados, a equipe responde
perguntas, retwitta criações de jogadores com seu nome de usuário, interage
com seus tweets e alguns membros da equipe até criaram suas próprias contas
profissionais para facilitar as trocas. De sua parte, você mesmo os encoraja
(nos artigos publicados no Habbo) a reagir às novidades do jogo, mencionando
as contas da comunidade na rede social. No entanto, quando há problemas de
assédio cibernético, as vítimas são formalmente informadas de que não devem
divulgar suas contas e que a Sulake, embora esteja arrependida, não é
responsável. Não é uma resposta fácil demais? Por que continuar solicitando
a comunidade no Twitter se a equipe diz que não é responsável? Não seria
hora de estabelecer um precedente sancionando firmemente os autores de
certos atos? Os jogadores estão de alguma forma promovendo o jogo na rede
social, mas eles não estão protegidos. Por que continuar usando o Twitter
nesses casos?
O Twitter é um ótimo canal para nós, não só para estar em contato com a
comunidade, mas também para compartilhar as coisas que estamos trabalhando com
eles e coletar seus feedbacks.
Quando você pergunta por que não reagimos, não é porque não queremos, mas
porque para cada ação tomada, precisamos de registros do que aconteceu. Ainda
podemos visualizar os registros contidos em nosso sistema, mas nem sempre
podemos compará-los com os do Twitter, a fim de provar que a conta habbo
relatada e a conta do Twitter pertencem à mesma pessoa.
Essa interação é sempre voluntária e não queremos que os jogadores se sintam
compelidos a criar uma conta no Twitter se não se sentirem confortáveis com a
ideia. Estamos cientes de que o mundo virtual pode ser um lugar tóxico e é por
isso que encorajamos os habbos a aprender sobre as ferramentas à sua
disposição para se manterem seguros. Neste caso específico, o Twitter permite
que você bloqueie, denuncie e ignore as contas de outros usuários.
Poderia um dia ser considerada a abertura de uma loja oficial de produtos
Habbo? Esse é um assunto que já foi discutido dentro da empresa?
Uma loja oficial habbo seria um grande projeto para empreender e é algo que
ainda não consideramos, mas temos brincado com a ideia de criar algum
merchandising. É algo que ainda estamos discutindo, e ainda não é nada
definido, mas é definitivamente algo que adoraríamos ser capazes de ter em
algum momento.
Quais são as prioridades da equipe hoje?
Nossas prioridades ainda estão focadas na correção de bugs, trazer os novos
recursos que temos no roteiro do jogo, bem como ter o novo cliente em uma
forma melhor para que as pessoas se sintam mais confortáveis mudando para o
novo cliente por conta própria.
Em março de 2021, você disse aos nossos colegas da LeafHabbo “estamos
trabalhando duro para tentar recuperar um pouco de sua confiança” falando
sobre a comunidade. Um ano depois, você acha que o desafio foi cumprido e o
Habbo ganhou de volta a confiança ou é algo que continua?
Esse é um desafio que sempre vamos trabalhar. Eu sinto que tentamos ser mais
abertos com a comunidade e nós definitivamente aprendemos que quando não nos
comunicamos o suficiente com eles, deixamos espaço para incertezas. E essa é a
última coisa que queremos que os Habbos sintam sobre o jogo.
Os presentes e outros gestos se multiplicam no jogo. De fato, o SnowStorm
retornou em março, mais calendários para os presentes estão disponíveis e o
Habbo recentemente ofereceu Lâmpadas “Dragão Marrom” e “Coroas” para os
jogadores. Em setembro, a equipe até lançou um dos LTDs mais esperados dos
últimos anos: o Dragão do Arco-Íris. Por que não fez tanto em anos
anteriores? Para alguns, é uma maneira de esvaziar a água de um barco que já
está afundando. O que você poderia dizer sobre isso?
Tivemos calendários de presentes no passado e tivemos outros presentes que
demos como as coroas. Sobre o LTD, era algo na nossa lista de coisas que
queríamos lançar em algum momento, decidimos avançar porque sabíamos que era
algo que a comunidade vinha pedindo há algum tempo e também era uma maneira de
compensar a todos pelos meses difíceis que tivemos.
Os jogadores têm cada vez mais oportunidades de ganhar alguns dias de
assinaturas de HC ou CA gratuitamente, graças aos vários calendários,
concursos oficiais, atividades de fã sites ou através dos diferentes jogos
no Habbo. Nesse sentido, não seria prudente reduzir os preços do HC/CA
disponíveis diretamente no catálogo?
Não depende de mim, mas tenho certeza que nossa equipe de vendas levou em
conta a quantidade de assinaturas que distribuímos. Neste momento, não
planejamos alterar os preços do HC/CA.