Já imaginou criar jogos automáticos? Abrir e fechar portas apenas subindo em pisos ou apenas falando uma "palavra mágica?" E se eu te contar que hoje, atualmente no habbo, existem muitas pessoas que ganham muitas moedas apenas programando wireds? Ficou curioso e quer se aprofundar mais sobre o assunto? Então bora pra matéria!
Acredite se quiser, muitas pessoas hoje no Habbo Hotel, não sabem muito bem utilizar esses mobis de programação por achar que é muito difícil e precisar ser da NASA para programar. Mas, nessa matéria irei te ensinar fundamentos básicos de como programar os wireds com exemplos simples e você verá que não é um bicho de 7 cabeças.
Capítulo 1 - Fundamentos Básicos:
O que são Wireds e o que possível fazer com eles?
O wired é um tipo especial de mobi dentro do Habbo Hotel que é capaz, se combinando corretamente, fazer com que outras mobílias se movam sozinhas, teleportem usuários e dentre outras coisas super legais.
Os wireds foram lançados no jogo em 29 de outubro de 2010, fazendo assim, que vários jogadores ficassem curiosos a ponto de aprender a utilizar essas "tecnologias" para criar jogos antigos, só que dessa vez de uma forma mais fácil, rápida e talvez automática a fim de melhorar a experiência do jogador sem a necessidade de alguém manipulando o jogo.
Bem, atualmente no jogo existem 5 tipos de wireds: os ativadores, os efeitos, as condições, as tabelas de Classificação e os extras. Mas, iremos falar primeiramente sobre os Ativadores e os Efeito.
Como saber qual é o Ativador e o Efeito?
Para reconhecer um wired e seu tipo é bastante simples e óbvio. Para isso basta apenas você clicar e olhar o nome do wired e sua cor lateral:
- o Ativador possui uma cor marrom na lateral
- o Efeito uma cor cinza.
Por exemplo: Se você clicar no wired e ver que está escrito "ATIVADOR HABBO: ..." e sua cor lateral estiver marrom, obviamente ele é um Ativador, o mesmo acontece para o efeito, se você clicar em um wired e nele estiver escrito "EFEITO WIRED:.." e uma lateral cinza, claramente é um Efeito Wired.
Conseguiu entender? Sim? Ótimo!
Empilhando wireds
Agora que você sabe o que é cada um, vamos explicar como faze-los funcionar perfeitamente. Para isso basta você ter um Ativador e um Efeito.
Para fazer com que os 2 trabalhem e funcionem juntos é necessário fazer uma "Pilha Wired" que não é tão complicada de se fazer. Basta colocar um wired em cima do outro, fazendo um empilhamento. Não é necessário colocar um ativador primeiro e depois o efeito por ultimo ou vice-versa.
Assim como na multiplicação matemática "a ordem dos fatores não altera o produto" com wireds é a mesma lógica: não importa qual você irá colocar primeiro, se tem um Ativador e um Efeito, um em cima do outro já é considerado um empilhamento wired.
Para entender um pouco melhor iremos chamar o Ativador e Efeito de "Wireds essenciais" porque sem eles sua Pilha Wired não irá funcionar corretamente.
Atenção: Em uma pilha de wireds, só é necessário um único ativador, enquanto os efeitos podem ser mais de um.
Conseguiu entender? Ótimo! Bora pro próximo passo!
Ok, você disse como identifico os "Wireds Essenciais" e como empilho, mas o que cada um faz?
Antes de entendermos quais são as funções de um mesmo tipo de wired é necessário aprender qual é o trabalho de cada um em um empilhamento de wired, como já vimos existem 5 tipos de wireds e cada um com funções diferentes entre si, e a melhor maneira de explicar isso é dando exemplos simples e básicos para você entender melhor como cada um funciona quando é ativado por um usuário, mobília ou fala.
Ativadores:
Como o nome já diz, ele é responsável por ativar todos os outros wireds de sua em pilhagem, de uma forma rápida.
O
Ativador será o responsável por "entregar" a energia para todos os outros wireds que estão na sua pilha, porém vale lembrar que:
não é permitido colocar mais de um ativador em sua pilha wired, isso porque se você já tem uma "fonte" de energia, não é necessário colocar mais. Exceto alguns casos que necessitem de mais de um, porém iremos explicar mais a frente.
Efeito: O efeito também é algo muito simples de se entender por sua lógica, ele é responsável por fazer a ação que você escolheu.
O
Efeito, diferente do
Ativador, ele vai ser o responsável por fazer a ação desejada
. Ele só irá fazer a ação que você escolheu se na sua pilha wired tiver um entregador de energia.
Vale lembrar: sem o ativador o efeito não irá funcionar, e no empilhamento pode se colocar mais de um Efeito Wired.
Funções de um tipo de wired e os primeiros testes
Bem como eu volto a repetir, no Habbo temo 5 tipos de wireds mas a cada tipo de wired tem uma função diferente. Por exemplo, existem diversos ativadores com funções diferentes, diversos efeitos com funções diferentes, e claro vou explicar de uma forma clara sobre isso.
Ativador: O Ativador é um tipo de wired, porém existem várias funções diferentes dentro dele, isto é, na loja você consegue encontrar diferentes Ativadores, cada uma com sua funcionalidade diferente.
Ou seja, existem diferentes possibilidades de você ativar a energia do Ativador, por enquanto não se preocupe quais são, apenas entenda que para cada situação em uma pilha de wired existe um Ativador com uma função diferente. Veja no print abaixo alguns wireds ativadores que existem na loja.
Por exemplo:
Vamos pegar um wired de exemplo. O Ativador é um tipo de wired, e peguei um com a função de "Estado do mobi é alterado".
Se você conseguir reparar bem, o wired gerou energia brilhando quando selecionei a alavanca e usei ela! Isso significa que a programação está correta. Vale lembrar que isso também ocorre pros efeitos.
Uma observação rápida e simples: quando a gente fala "mudar estado do mobi" estamos querendo dizer, para mudar a forma da mobília se tiver como USAR ela, veja no print a baixo o que é mudar o estado do mobi:
A Luminária possui 2 estados, 1 acesa e 1 apagada. Vale lembrar que existem mais mobílias dentro do jogo que possui mais de 2 estados. Para ver se tal mob pode se modificar verifique se ele tem o "Usar".
Ok, agora voltando a sobre o assunto, vamos lembrar que o efeito só é possível se tiver um ativador, então vamos ao um exemplo prático e simples utilizando +1 wired chamado: EFEITO WIRED: Mudar Estado do Mobi e utilizaremos uma porta de vidro para exemplificar melhor.
O wired em questão será responsável por trocar o estado do mobi se tiver mais de um. Mas por enquanto não se preocupe o que cada wired da loja faz e decorar seus nomes, estamos aqui apenas para mostrar na prática para que servem e sua introdução.
Como podemos ver, os wireds trabalharam juntos para entregar a energia, e fazer a ação, isso é muito simples, mas te garanto, é também muito usado em vários jogos hoje em dia dentro do Habbo.
E vamos explicar melhor o que aconteceu ali caso você não entendeu:
- Quando a gente selecionou a alavanca, vimos que ela tem energia apenas quando clicamos 1x , a gente clica, vem energia e ela vai embora.
- A energia é passada para o outro wired que como já vimos também a função dele era trocar o estado do mobi.
- Quando a energia chegou no wired de efeito ele já fez o evento que era trocar o estado da porta ( aberta para fechada e vice-versa) respondendo com o tempo determinado que coloquei em 0 segundos como mostra no gif. Porém sobre essa parte de tempo, iremos ver mais para frente.
Então é isso! Espero que você tenha entendido bem o que é um wired e seus fundamentos básicos. Lembrando que isso é uma aula e introdução para iniciantes que não tem nenhum conhecimento sobre wireds no habbo hotel, se você achou muito fácil ou já sabia disso espalhe essa matéria para as pessoas que talvez não tenham muito conhecimento e procuram saber o que é.
Se você gostou dessa aula e quer uma parte 2 falando sobre mais alguns assuntos, por favor comente, seu feedback é muito bom pra gente aqui também! Ah! E se você tiver algumas dúvida comente ai \o/ estaremos dispostos a te ajudar com dúvidas sobre a matéria de wireds.